Taxa de desemprego estável

Em janeiro, no conjunto de regiões que compõem o Sistema PED – Distrito Federal e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo – a taxa de desemprego ficou em 10,0%, contra 9,8% registrado em dezembro de 2012. O total de desempregados foi estimado em 2.259 mil pessoas, 44 mil a mais do que no mês anterior.

O nível de ocupação recuou 0,3%, no conjunto das sete regiões, com o fechamento de 60 mil postos de trabalho. O total de ocupados foi estimado em 20.290 mil pessoas. A redução no número de postos de trabalho foi determinado pelo fechamento de vagas no setor de Serviços – diminuição de 128 mil empregos em janeiro. A Construção registrou relativa estabilidade (3 mil vagas a menos) enquanto Indústria (25 mil postos) e Comércio e reparação de veículos (44 mil) tiveram comportamento positivo.

Segundo posição na ocupação, o número de assalariados permaneceu praticamente estável (0,1%). No setor privado, cresceu o número de empregados com e sem carteira assinada (1,0% e 0,5%), respectivamente.

O rendimento médio real dos ocupados diminuiu, em dezembro, no conjunto das regiões pesquisadas, com queda de 0,8%, para os ocupados e de 0,5%, para os assalariadas. Os valores monetários corresponderam a R$ 1.583, para os ocupados e R$ 1.608, para assalariados.

Para ver o resultados da Pesquisa Metropolitana e cada uma das regiões pesquisadas clique aqui.

Fonte: DIEESE

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.